Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Para quem gosta do verão, chegou a hora de se despedir. Nesta terça-feira, às 13h14min, a estação dá lugar ao Outono, que vai uma prévia do que será o Inverno, com suas baixas temperaturas, lá pelo mês de abril.
Santa Maria fica com 10 contêineres de lixo seco até setembro
De acordo com a meteorologista Heloísa Pereira, da Somar Meteorologia, o início do Outono deve ser marcado por chuvas irregulares por conta do fenômeno La Niña. É apenas em maio que o La Niña ganha neutralidade climática, e as chuvas voltam de forma mais regular para a região.
- A característica do Outono é o retorno da chuva, mas ela está ligeiramente abaixo do que é esperado por conta do La Niña - explica a meteorologista.
Até meados de abril, as manhãs e noites devem ter temperaturas amenas e tardes de calor. As primeiras ondas de frio começam na segunda quinzena de abril, diz a previsão. Durante as madrugadas, as mínimas podem chegar aos 9ºC. À tarde, os termômetros aumentam e devem ficar entre 13ºC e 17ºC. . Quando maio chegar, o tradicional veranico deve dar as caras, elevando as mínimas para a casa dos 16ºC e 17º. Após a segunda quinzena de maio, as mínimas devem voltar a bater na casa dos de 6ºC durante a madrugada.
Prefeitura tem dois planos para evitar obra que fecharia a Rua Sete de Setembro
VERÃO DE POUCA CHUVA
A estação mais quente do ano também foi marcada pela atuação do La Niña, que fez com que as chuvas fossem registradas de forma irregular sobre o Estado, diz a meteorologista. Pelo menos duas cidades da região - São Gabriel e Caçapava do Sul - decretaram situação de emergência devido à estiagem, que prejudicou a agricultura e o abastecimento da população. Conforme o meteorologista Jonas Ribeiro, em Santa Maria, o acumulado de chuva durante todo o verão foi de 338,3 milímetros, 21% abaixo do normal.